Você sabe o que é Cosmiatria? Venha saber um pouco mais!

Ser belo é ser natural

 

O que é?

Cosmiatria é o ramo da dermatologia que alem dos cuidados com a saúde da pele, compreende a parte estética da dermatologia, cuidando das rugas, acne, melasma, estrias, celulites e as disfunções da pele que modificam a aparência do paciente.

Médicos cosmiatras não se preocupam com a beleza padrão, estabelecida pela sociedade, mas sim com a beleza natural do paciente, em fazê-lo se sentir bem com ele mesmo e a vontade desse paciente. Esses dermatologistas fazem um estudo avançado das características da pessoa, analisam sua estrutura física e personalidade e só então propõem um tratamento que seja adequado para ela, para o tipo de pele, de problema e de disponibilidade de cada paciente.

 

Cosmiatria e arte

Desde a antiguidade temos padrões de beleza, que mudam de acordo com a época, clima, economia e, agora, segundo a mídia e a globalização. Cada vez mais a publicidade interfere no desejo de consumo das pessoas e isso tem se notado também em dermatologia, já que ser jovem para sempre é o ideal. Contudo, os dermatologistas cosméticos (cosmiatras) defendem o envelhecimento saudável, que a pessoa possa apresentar a melhor versão de si, sem perder sua experiência de vida, pois envelhecer é normal. A ideia neste caso é que o médico tenha em mente o belo e as nuances dele e também os desejos do paciente, para juntos encontrem o equilíbrio e o procedimento viável e real. Cada pessoa é única, e aí está a beleza. Essa é a arte de um dermatologista cosmético, encontrar a melhor versão do paciente, para que ele satisfaça seu anseio em ficar belo e também que o paciente não perca a expressão e personalidade, que são suas características. É um trabalho minucioso que devolve o viço e os contornos perdidos com a idade.

 

Considerações importantes

Muitas pessoas ainda acreditam que se cuidar, prevenir o fotoenvelhescimento e querer se ver melhor no espelho sejam apenas desejos fúteis e sem embasamento. Mas não é futilidade tratar esses pontos e o envelhecimento, é saúde e qualidade de vida, pois influencia diretamente em como as pessoas se veem e atuam no ambiente em que vivem. Outro ponto que deve ser tratado é que beleza é subjetivo e cada um é belo à sua maneira, somos únicos, e isso é o que nos torna bonitos. A cosmiatria traz autoestima e melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, não tem o propósito de transformá-las em outrem, mas de encontrar, em conjunto com o paciente, a harmonia do rosto. Nesse sentido ambos vão concordar com o que é possível para cada pessoa, respeitar os contornos e a beleza natural.

 

Referências:

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=5232&fase=imprime

http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=3887&fase=imprime

http://www.expansaoeventos.com.br/vcbed/trabalhos_cientificos/TRABALHO_199.pdf

COMENTÁRIOS