O que são rugas?

As rugas são pequenas linhas, dobras ou sulcos na pele. Geralmente surgem no rosto por volta dos 35 a 40 anos. Podem ser sinais de excessiva contração causada pelos movimentos faciais repetidos, dos olhos quando sorrimos. Outras rugas que surgem são relacionadas à exposição solar crônica, o que deixa a pele espessa e fragmentada. A partir dos 50 anos é que surgem as rugas típicas do envelhecimento, caracterizadas por serem visíveis mesmo quando o rosto está em repouso.

O estresse das células do nosso corpo gera o envelhecimento, que se exterioriza na forma de rugas. Esse estresse pode ser causado por fontes endógenas (que surgem dentro de nosso corpo) ou exógenas (vindas do meio ambiente). As fontes endógenas são os processos de doenças que aparecem ao longo do tempo, como: isquemias ou inflamações. Já as fontes exógenas são fumaça de cigarro, gases da atmosfera, ácidos químicos, herbicidas e raios solares (radiaçãoo ultravioleta UV). A pele da face vai sendo marcada e mostrando esses sinais.

As rugas são classificadas em rugas “Dinâmicas” e rugas “Estáticas”. As dinâmicas são aquelas que aparecem quando fazemos movimentos de sorrir ou de gesticular, elevando as sobrancelhas quando levamos um susto ou contraindo as sobrancelhas quando ficamos zangados. Nesse caso, a pele volta ao normal depois de cessado o movimento muscular. Já as rugas estáticas são aquelas que formaram um vinco, uma dobra em nossa face e, mesmo quando estamos relaxados, elas permanecem aparentes. Para o tratamento das rugas dinâmicas dispomos de Toxina Botulinica do Tipo A (TBA), que é injetada diretamente no musculo responsável pela formação desta ruga, causando o seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais suave. Já para o tratamento das rugas estáticas, o produto mais indicado é o preenchedor facial à base de ácido hialurônico.

Em cada caso, a procura pelo dermatologista é fundamental para a melhor orientação e tratamento necessário.

COMENTÁRIOS