Fatores externos que contribuem para o envelhecimento da pele

Com o passar dos anos, a pele pode perder o brilho e a elasticidade natural. Você já percebeu que este é um processo que ocorre de maneira diferente entre uma pessoa e outra? Isso acontece porque além da genética, outros fatores contribuem para acelerar ou retardar a perda de jovialidade da derme. Saiba quais fatores são esses e conheça algumas dicas simples para manter o rosto bem conservado por mais tempo!

Fatores que contribuem para o envelhecimento da pele

Cuidados com o sol

O sol é um dos grandes causadores do envelhecimento do rosto. A exposição inadequada pode acelerar o fotoenvelhecimento e contribuir para o aparecimento de rugas, manchas e outros sinais que deixam a pele com aspecto envelhecido. Estima-se que 80% do envelhecimento precoce da pele esteja ligado à exposição excessiva à radiação solar. Por isso, é essencial manter a pele bem protegida, com o uso de protetores solares, chapéus, óculos escuros. O ideal é que o protetor solar seja prescrito por um dermatologista com fator ideal e que seja específico para o seu tipo de pele. 

Alimentação

Os alimentos consumidos diariamente têm grande impacto sobre o organismo. Enquanto uma alimentação saudável garante um corpo bem disposto, uma dieta rica em alimentos processados e gordurosos pode resultar em doenças cardíacas e outros malefícios. As comidas ingeridas também têm grande influência no aspecto da pele: o sal, por exemplo, pode deixar o rosto com aparência inchada. Isso acontece porque este é um alimento que facilita a retenção de líquidos. Já as balas, chocolates e outros doces devem ser evitados porque prejudicam a produção de colágeno e elastina (duas substâncias essenciais para manter a pele firme).

Quer saber o que incluir no cardápio para manter o rosto sempre jovem? Aposte em alimentos com propriedades antioxidantes, eles são excelentes aliados para preservar a pele jovem por mais tempo e evitar doenças. Iogurte, salmão, tomate e laranja são alguns exemplos. 

Vícios 

Manter hábitos saudáveis desde a juventude é uma maneira eficaz de retardar o envelhecimento. O cigarro e o álcool em excesso são dois dos principais vilões para quem busca manter a pele jovem. O álcool faz com que o corpo fique desidratado, por isso, prejudica a aparência da pele, das unhas e dos cabelos. Já o cigarro é um dos responsáveis pela destruição das fibras formadoras do colágeno, por isso é um fator externo que contribui para o envelhecimento da pele. 

Falta de exercício físico

Manter uma vida sedentária também pode trazer consequências negativas para a pele. A oxigenação do organismo, proporcionada pela atividade física, ajuda a manter a pele bem nutrida. Praticar exercícios aeróbicos e musculação também é uma forma de estimular as atividades dos antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. 

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente. 

COMENTÁRIOS