Diga adeus à flacidez!

Saiba como tratar esse problema que afeta tantas pessoas

 

Uma das consequências dos envelhecimento é a flacidez, que é a perda do tônus da pele ou músculos. Este problema afeta a autoestima, principalmente em mulheres, mas existe tratamento e prevenção.

 

A flacidez

A pele perde parte de suas fibras de sustentação e a consequência é a falta de firmeza das estrutura, dando a sensação de “sobra”. A  flacidez também pode ocorrer  por retração dos músculos, quando não são estimulados. Com o passar dos anos, perda de peso acentuada ou maus hábitos, como: sedentarismo, má alimentação e tabagismo ocorre a perda do tônus. Os locais mais afetados são o bumbum, coxas, braços, abdômen, face e pescoço.

 

Tratamentos

É preciso, antes de se lançar nos tratamentos, saber quais as causas da flacidez: se muscular, cutânea ou ambos.

No caso dos músculos, fazer exercícios físicos e ter alimentação saudável são as prescrições mais eficientes. Não é um processo rápido, mas além de promover a melhora do visual, melhora a saúde e a autoestima. Intercale exercícios para queima de gordura e hipertrofia para conseguir manter o corpo firme e sem flacidez e as celulites que podem aparecer por conta dela. E também é indicado para dar sustentação à pele flácida.

Nos casos de ser uma perda de tônus cutâneo, os procedimentos estéticos são os que apresentam melhores resultados.

 

  • A radiofrequência, com o calor gerado, estimula a produção de colágeno e elastina – proteínas de sustentação – e confere melhora e retração da pele afetada.
  • A intradermoterapia associada à radiofrequência oferece efeitos mais satisfatórios e duradouros. Isso porque a intradermoterapia consiste em injeções preparadas com as necessidades de cada paciente e aplicadas na região a ser tratada. A vitamina C é um poderoso antioxidante e geralmente está presente em aplicações na face com flacidez.
  • Drenagem linfática e firmadores tópicos são auxiliares do tratamento, mas dependem da disciplina do paciente.
  • A combinação de alimentação, exercícios físicos e procedimentos estéticos garantem melhora e até a eliminação da flacidez, mas é importante ter a orientação de um dermatologista, que se atente às suas necessidades.

 

Prevenção

Algumas atitudes são imprescindíveis para a prevenção de inúmeros problemas de pele. Dentre eles estão:

  • uso do filtro solar, pois os raios UV e a luz infravermelha provocam o aparecimento dos radicais livres, moléculas que interferem nas fibras de sustentação da pele
  • alimentação balanceada e beber muita água. O colágeno e a elastina são formados à partir dos alimentos e da água que ingerimos diariamente
  • prática de exercícios físicos, são fundamentais para bom funcionamento do corpo, liberação de endorfinas e combate à flacidez e celulite.

 

A pele firme e viçosa é consequência de boas escolhas e acompanhamento médico.

 

COMENTÁRIOS