
Diga adeus à flacidez!
Saiba como tratar esse problema que afeta tantas pessoas
Uma das consequências dos envelhecimento é a flacidez, que é a perda do tônus da pele ou músculos. Este problema afeta a autoestima, principalmente em mulheres, mas existe tratamento e prevenção.
A flacidez
A pele perde parte de suas fibras de sustentação e a consequência é a falta de firmeza das estrutura, dando a sensação de “sobra”. A flacidez também pode ocorrer por retração dos músculos, quando não são estimulados. Com o passar dos anos, perda de peso acentuada ou maus hábitos, como: sedentarismo, má alimentação e tabagismo ocorre a perda do tônus. Os locais mais afetados são o bumbum, coxas, braços, abdômen, face e pescoço.
Tratamentos
É preciso, antes de se lançar nos tratamentos, saber quais as causas da flacidez: se muscular, cutânea ou ambos.
No caso dos músculos, fazer exercícios físicos e ter alimentação saudável são as prescrições mais eficientes. Não é um processo rápido, mas além de promover a melhora do visual, melhora a saúde e a autoestima. Intercale exercícios para queima de gordura e hipertrofia para conseguir manter o corpo firme e sem flacidez e as celulites que podem aparecer por conta dela. E também é indicado para dar sustentação à pele flácida.
Nos casos de ser uma perda de tônus cutâneo, os procedimentos estéticos são os que apresentam melhores resultados.
- A radiofrequência, com o calor gerado, estimula a produção de colágeno e elastina – proteínas de sustentação – e confere melhora e retração da pele afetada.
- A intradermoterapia associada à radiofrequência oferece efeitos mais satisfatórios e duradouros. Isso porque a intradermoterapia consiste em injeções preparadas com as necessidades de cada paciente e aplicadas na região a ser tratada. A vitamina C é um poderoso antioxidante e geralmente está presente em aplicações na face com flacidez.
- Drenagem linfática e firmadores tópicos são auxiliares do tratamento, mas dependem da disciplina do paciente.
- A combinação de alimentação, exercícios físicos e procedimentos estéticos garantem melhora e até a eliminação da flacidez, mas é importante ter a orientação de um dermatologista, que se atente às suas necessidades.
Prevenção
Algumas atitudes são imprescindíveis para a prevenção de inúmeros problemas de pele. Dentre eles estão:
- uso do filtro solar, pois os raios UV e a luz infravermelha provocam o aparecimento dos radicais livres, moléculas que interferem nas fibras de sustentação da pele
- alimentação balanceada e beber muita água. O colágeno e a elastina são formados à partir dos alimentos e da água que ingerimos diariamente
- prática de exercícios físicos, são fundamentais para bom funcionamento do corpo, liberação de endorfinas e combate à flacidez e celulite.
A pele firme e viçosa é consequência de boas escolhas e acompanhamento médico.
